O Município de Arouca irá apresentar publicamente o primeiro de quatro documentários contratualizados ao Cine Clube de Arouca. O documentário inaugural intitula-se “A Agricultura e o Regadio em Mansores” e será apresentado a 22 de março, pelas 21h, no Centro Paroquial de Mansores. A entrada é livre, sujeita à lotação do espaço.
Este primeiro documentário conta com os testemunhos de agricultores de Mansores de diferentes gerações que vão partilhando as suas memórias sobre o trabalho na agricultura, com enfoque na prática do regadio, fazendo um contraponto entre o passado e o presente, servindo como mote para assinalar o Dia Mundial da Água, que se comemora precisamente a 22 de março.
Ainda sem data prevista para apresentação os outros 3 documentários são “Albergaria da Serra”, “Os barqueiros do Paiva” e “Danças e Contradanças de Alvarenga”. Os 4 documentários produzidos representaram um investimento de 19.990€, cofinanciado pelo Portugal 2020/Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia.
Ficha técnica
Título: “A Agricultura e o Regadio em Mansores”
Produção Executiva: Município de Arouca
Realização: João Rita
Ideia e argumento: Maria Castillo Adrover
Narração: António Capelo
Coordenação geral: Município de Arouca
Participantes: Albano Fernandes, Fernando Pinho Almeida, Henrique Araújo, Laurinda Cabral, Manuel Moreira Araújo e Nelson da Conceição Rocha
Imagens e drone: Aldina Antunes, Hélder Antunes, Rafael Barbosa e Tony Noites
Edição e tratamento visual: LFM Estudios España
Sonoplastia: LFM Estudios Madrid
Pesquisa histórica e documental: Fernando Moreira, Prof. Zeferino Duarte Brandão e Alberto de Pinho Gonçalves
Cenografia e adereços: Vicente Barbosa e Eduardo Silva (Revolta)
Genérico/Créditos: Zeus, Miguel Quaresma